Monopólio igual à competitividade ?? Futuro pode dizer "Sim".




Navegando pela internet esses dias sem ter o que fazer, vi no site da ESPN.com.br uma matéria que tratava dos super patrocínios atuais que cercam as grandes ligas americanas, que enche o bolso com milhões de cifras o bolsos dos times dessas ligas, que causa o equilibro entre esses times. Mas essa divisão nem sempre é igualitária, os times com mais prestígio recebem mais desses patrocionadores, e os menos famosos recebem menos óbvio.

Voltemos à década de 10 nos EUA. As ligas eram sonhos dos estadunidenses, que virou realidade em 1918 com a American Needle, que começou a fabricar os primeiros uniformes para essas ligas, já fornecer para a Major League Baseball, NFL e para o resto. Porém se firmava às custas da NFL até os anos 2000. Tudo mudou a NFL trocou a American Needle pela Reebok uma marca conhecida no mercado, a pioneira da fabricação de uniformes para as ligas nos EUA viu suas vendas cairem mais de 25 % em 10 anos. E a Reebok, lucrando alto com isso. Até que em 2010 à própria American Needle entrou na justiça norte-americana contra as ligas norte-americanas, contra a monópolios dos patrocínios nas grandes ligas que são absurdos.

A medida foi acatada pela Suprema Corte Norte-Americana, isso estabelece que um patrocínio para todos os times está com os dias contados. Isso levará os times à buscar de pressa novos patrocionadores. Você deve pensar que isso deve aumentar a competitividade entre os times estou certo?? Também pensei nisso, na mesma matéria economistas e especializados em Markenting preveem que o contrato fechado por exemplo com o Clevand Indians seria infinitamente menos vantajoso do que o contrato fechado por Boston Red Sox ou New York Yankees. Imagine isso em todas as ligas. Os com mais nome mais dinheiro receberão e os com menos tradição menos dinheiro. Isso lembra o futebol de hoje, onde o dinheiro impera sem pudor.

A medida ainda não entrou em vigor porque ainda resta recurso para as ligas. Os fãs torcem para que não seja aceita para não atrapalhar o espetáculo. Isso é certo ou não??. Deixe seu comentário com sua opinião. É muito importante sua participação.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms